NOTÍCIAS


16/08/2011

CBIC lança programa sobre sustentabilidade na construção civil

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou o Programa de Construção Sustentável durante o 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), realizado entre os dias 10 e 12 de agosto em São Paulo. O estudo foi desenvolvido por empresas do setor, professores, representantes do poder público, da sociedade civil e de movimentos sindicais. "As propostas aqui reunidas estão fundamentadas em experiências concretas que mostram que é possível viabilizar no Brasil uma indústria da construção sintonizada com os conceitos mais avançados já em prática em todo o mundo", diz o presidente da CBIC Paulo Safady Simão.
 
A publicação trata de sete temas prioritários: água, desenvolvimento humano, energia, materiais e sistemas, meio ambiente, infraestrutura e desenvolvimento urbano, mudanças climáticas e resíduos. O programa traz de forma detalhada quais ações deverão ser realizadas referentes a esses temas para que a construção civil evolua de forma sustentável.
 
De acordo com o estudo, a sustentabilidade só será alcançada através de fomento via políticas públicas e setoriais e por aprimoramento jurídico. Depois, são necessárias melhorias na concepção do projeto, inovação tecnológica e uma melhor gestão de pessoas e processos.
 
"O Programa Construção Sustentável é uma proposta de convergência e diálogo que visa aperfeiçoar e compartilhar soluções, mostrando à sociedade brasileira que esse caminho é mais do que viável: é inevitável", diz o documento. O estudo está disponível no site da CBIC.