NOTÍCIAS


11/09/2011

Juristas criam Instituto Brasileiro de Direito da Construção

O setor da construção civil ganhará, a partir do dia 14 de setembro, uma entidade voltada para a discussão dos temas relacionados à construção e das relações entre os envolvidos na cadeia construtiva: o Instituto Brasileiro de Direito da Construção (IBDiC). A ideia é que o IBDiC tenha, no início, um grupo de discussão virtual, uma revista periódica e um congresso anual. Além disso, deverão ser formados comitês para a discussão de assuntos específicos, como Project Finance, Dispute Board, Arbitragem, Mediação, Ética, Óleo e Gás, entre outros.
 
O instituto será presidido pelo advogado Fernando Marcondes, sócio da área de infraestrutura do escritório L.O. Baptista Advogados e idealizador do IBDiC. "O primeiro grande projeto que pretendemos iniciar é a formação de um grupo de estudos, composto de juristas e engenheiros, para criar modelos de contrato que atendam ao mercado brasileiro, nos moldes do que fez a International Federation of Consulting Engineers (FIDIC) em prol das obras internacionais", disse Marcondes.
 
Luiz Fernando Alongi será vice-presidente e Cláudio Dall´Ácqua, Paulo Valois e Rodrigo Bicalho serão diretores. Haverá diversos conselheiros, como Luiz Olavo Baptista, Eduardo Grebler, Gilberto Vaz, Jorge Pinheiro Jobim, João Bosco Lee, Maurício Almeida Prado, Adriana Braghetta, Flávio Naval Machado, Marco Antonio Machado, Rui Arruda Camargo, Eduardo Damião Gonçalves e Eleonora Coelho.
 
De acordo com o instituto, quase uma centena de profissionais dos setores jurídico, de engenharia e de negócios de construção e empreendimentos imobiliários já aderiu à iniciativa. Entre os escritórios de advocacia estão Tozzini Freire, Navarro Advogados, Lila, Huck, Otranto e Camargo Advogados.
 
A cerimônia de fundação acontecerá no auditório da Editora LexMagister, em São Paulo, na próxima quarta-feira (14).


Fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/gestao/juristas-criam-instituto-brasileiro-de-direito-da-construcao-228554-1.asp